quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia do Jornalista

Hoje logo que cheguei no trabalho já havia mensagens de parabéns pra mim. Não, hoje não é meu aniversário, é dia do jornalista. Refletindo um pouquinho sobre a profissão que escolhi, decidi fazer um post no blog sobre o que é ser jornalista.

Com as novas mídias e o acesso facilitado à (enxurrada de) informação, acredito que o papel do jornalista tenha mudado quando o comparamos com os profissionais das décadas de 50, 60, 70, 80.

Ser jornalista hoje é, e cada vez será mais, permitir ao leitor entender os fatos, muito mais do que simplesmente tomar conhecimento deles. Durante décadas, ser jornalista era correr atrás de furo, dar informações sobre um fato que ninguém sabia. Hoje o desafio está em permitir que o leitor entenda os fatos e a razão deles.

Sempre ouvi que a função do jornalista é buscar a verdade camuflada atrás da verdade aparente. É aventurar-se no desconhecido, sem saber direito que caminho irá te levar. É matar um leão por dia, e ainda sair ileso.

Ser jornalista é ter o sexto sentido mais apurado do que os outros, e saber que é ele quem vai te tirar das enrascadas. Ou te colocar nelas. Hoje, por mais completas e eficientes que sejam as máquinas, elas ainda são apenas ferramentas. Nada substitui a sensibilidade e o faro de um bom repórter.

Repórter que é repórter passa do horário, não rejeita boas pautas. Se irrita quando a redação cai no marasmo, quando passamos muitos dias sem ter algo mais bombástico para noticiar. É ir do céu ao inferno em segundos.

É trabalhar sábado, domingo, feriado, Carnaval, semana santa, Natal, Reveillon. É cobrir uma excelente pauta política ou econômica, mas também cobrir campeonatos de futebol “no terrão”. É tomar chuva, tomar sol, sempre em busca das informações para uma matéria completa.

Não conheço um bom jornalista que seja “morno”. Somos movidos pela paixão, pela curiosidade. Somos intensos em nossas experiências, qualquer que seja ela!

Hoje quero deixar um abraço especial para os meus amigos jornalistas: Fabi, Val, Edy, Wal, Marcella, Adre, Panha, Jorge, Livinha, Pri Mundim, Manu, Rosângela, Khá, Kamogawa, Leandro, Jú, Lelê, Rogerinho, Bruno Marques, Grazi, Júnior, Fernandinha, Jana, Lú Tibúrcio, Parpis, Helena, Carla, Clarice, Rafael Kato, Monique, Borowsky, Gregnanin, Claudinha, Gislene, Renatinho, Sabrina, Robertinha.

Queria ter imagens de todos aqui, mas infelizmente não tinha.

2 comentários:

Unknown disse...

Quiriiiiiiiiiiiiiiiiiida!
Amei sua homenagem! Brigada por lembrar!!!

Bjos

Walquene disse...

Que gracinha amiga, adorei!! Parabéns atrasado para nós!! Beijos e saudade.